quinta-feira, 18 de agosto de 2016

V. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

1) ÁREAS TEMÁTICAS 

Os trabalhos devem ser enquadrados em uma das áreas temáticas abaixo relacionadas:

Áreas temáticas: Ciências da Terra (1); Ecossistemas e Seres vivos (2), Biologia Humana (3), Fenômenos físicos, químicos e sociedade (4). Humanidades, Filosofia e as Ciências (5)

Sugestões de temas geradores:

01) Fotossíntese.
02) O fantástico mundo dos invertebrados.
03) Movimento Humano: natureza X tecnologia.
04) Pigmentação e adaptação
05) Processos Geológicos
06) Solos: propriedades e efeitos.
07) Alimentação: processos e comportamentos
08) Fósseis e História da Vida
09) Trilhas Ecológicas
10) DNA e sociedade.
11) Comportamento animal – estratégias de sobrevivência ou comunicação.
12) Clima e vida na Terra.
13) Fenômenos físicos e o meio
14) Fenômenos químicos e o meio
15) Ciências Humanas, Filosofia e as Ciências

2)  DA PARTICIPAÇÃO


2.1 Poderão participar da feira alunos de graduação da UCS, pós-graduação, professores universitários, do ensino fundamental e médio e  comunidade em geral.
2.2    Os trabalhos realizados por alunos de graduação deverão ter um professor orientador.
2.3 Os certificados de apresentação de trabalhos serão dados aos autores presentes na apresentação da atividade.


3) DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS TRABALHOS

3.1 As inscrições dos trabalhos estarão abertas de 09/09 até 30/09 07/10.

3.2 A inscrição do trabalho deve ser feita no site da Universidade 
(http://www.ucs.br/site/eventos/iii-mostra-pedagogica-de-ciencias/apresentacao-de-trabalhos/) e os resumos devem ser enviados para o email: cpmachado4@ucs.br



Obs: para inscrição do trabalho, basta que apenas um autor esteja inscrito na "Apresentação de trabalhos".

3.3 Os resumos deverão conter até 500 palavras, com Fonte Arial, tamanho 12, espaço simples, redigido em parágrafo único. O resumo não deve conter referências bibliográficas, figuras, ou tabelas (veja instruções abaixo com maiores informações abaixo no item 5). Os resumos deverão ser enviados até 30 de setembro 07/10 para cpmachado4@ucs.br 

3.4. Os resumos serão publicados na revista RICA (UCS) no Volume 3.

3.5 O pôster deverá medir 60 cm de altura por 90 cm de altura. No cabeçalho coloque o título do trabalho em letras maiores e logo abaixo o nome dos autores e instituições. O texto do pôster deve ser organizado em uma sequência lógica, mas sem a necessidade de utilizar todas as seções (Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados (ou resultados esperados), Discussão, Conclusões e Referências Bibliográficas). Recomendamos fazer bastante uso de ilustrações. Colocar no rodapé a(s) agência(s) financiadora(s), se houver. 

3.6 Pelo menos um dos autores deverá estar presente durante a apresentação do trabalho que poderá ser no dia 17/10 ou 20/10 (Sessão Pôster) conforme horário pré-estabelecido.

Obs: Não haverá apresentação oral,  apenas na forma de poster. Durante a sessão poster, pelo menos um dos autores deve estar presente para esclarecimento de dúvidas dos avaliadores e público. 


4) SELEÇÃO DE MELHORES TRABALHOS

4.1 Durante o evento serão premiados os melhores trabalhos nas categorias:

1. Melhor trabalho nível graduação
2. Melhor trabalho nível pós-graduação e profissional

4.2 A banca da seleção dos trabalhos será composta por professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

4.3 A divulgação do ganhador do Concurso realizar-se-á durante a realização da III Mostra Pedagógica de Ciências em Bento Gonçalves (RS)/UCS.


5) MODELO DA FORMA DE PROPOSTA DE RESUMO

TÍTULO: Arial, tamanho 14, todas maiúsculas, em negrito, espaço simples. O título deve constituir uma promessa exata do conteúdo do resumo. Deve ser objetivo e curto (não ultrapassar 4 linhas) e ressaltar o avanço do conhecimento que justifica sua apresentação

AUTORES: Nome dos autores seguido pelo e-mail, Arial, tamanho 12, itálico, espaço simples. 

FILIAÇÃO DO(S) AUTOR(ES): Colocar na linha abaixo dos autores, os dados de filiação, nome do laboratório/museu/empresa, nome da Instituição, indicados de acordo com número sobrescrito do autores. Fonte Arial, tamanho 12, itálico, espaço simples, 

TEXTO: (1) Arial, tamanho 12, espaço simples.; (2) redigido em parágrafo único e com não mais que 500 palavras; (3) não conter referências bibliográficas, figuras, ou tabelas.

PALAVRAS-CHAVE: (no máximo 4 palavras-chave). Fonte Arial, tamanho 12.

ÁREA TEMÁTICA: (indicar uma das áreas temáticas a seguir:
1) Ciências da Terra; 2) Ecossistemas e Seres vivos; 3) Biologia Humana; 4) Fenômenos físicos e químicos; 5) Humanidades, Filosofia e as Ciências. Fonte Arial, tamanho 12.


EXEMPLO: 


LUDICIDADE EM BIOLOGIA: APRENDENDO BOTÂNICA DES-CONSTRUINDO UMA FLOR

Mônica Raquel da Silva Lopes¹ monicaraquel@live.com; Izana Maria Damascena França², izanamaria1@live.com; Ivaneide Alves soares da costa³, iasoaresc@gmail.com

1. Bolsista do PIBID/BIOLOGIA/UFRN; 2. Bolsista do PIBID/BIOLOGIA/UFRN; 3. Coordenadora do Subprojeto PIBID/BIOLOGIA/UFRN.

A utilização dos jogos didáticos é uma ferramenta de ensino que favorece a aprendizagem de forma motivadora e prazerosa. Com o objetivo de promover a aprendizagem sobre a morfologia do aparelho reprodutivo das plantas angiospermas, propomos um jogo didático, intitulado Decifrando as flores. Ele foi elaborado como uma das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em biologia. Inicialmente foi realizada uma oficina sobre o uso de atividades lúdicas no ensino, além de pesquisa sobre o referencial teórico para fundamentar conceitos sobre o uso de jogos como materiais didáticos. O jogo é direcionado para alunos do Ensino Médio, abordando conceitos sobre a morfologia das flores das Angiospermas; sendo composto por um tabuleiro, cartas de perguntas relacionadas sobre a morfologia das flores e peças de partes estruturais das flores, na qual sua construção foi inspirada pelos próprios autores do jogo didático. A validação do jogo foi realizada com estudantes de graduação em biologia e do ensino médio e mostrou-se adequado ao ensino médio como um instrumento para consolidação de conteúdos. Espera-se que a partir da utilização do jogo os alunos possam compreender melhor sobre a morfologia do aparelho reprodutivo das angiospermas de forma a minimizar as dificuldades encontradas na compreensão dos conteúdos, permitindo realizar desta forma um ensino-aprendizagem de forma dinâmica e prazerosa.

PALAVRAS-CHAVE: Jogos; Aprendizagem; Angiospermas.


ÁREA TEMÁTICA: Ecossistemas e Seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário